terça-feira, 11 de abril de 2017

V CURSO DE EXTENSÃO: Subjetividade e Produção do Conhecimento no Contexto da Sociedade Capitalista

O Grupo de Estudos Marxistas (GEM – UFC/CNPq) informa que estão abertas as inscrições para o V Curso de Extensão que, nesta edição, terá como temática “Subjetividade e Produção do Conhecimento no Contexto da Sociedade Capitalista”.

A proposta deste curso é aprofundar o debate sobre todo do fenômeno da subjetividade e sua relação com o conhecimento na sociedade capitalista, bem como as implicações da ideologia do consumo nesse processo. Pontua-se que a complexidade do sujeito contemporâneo no contexto da sociedade de consumo capitalista é também determinada pelas novas relações entre conhecimento e subjetividade, pois a lógica da lucratividade, aspecto intrínseco do capitalismo, acaba pautando os objetivos da produção do conhecimento científico, o que por sua vez reverbera na consciência dos indivíduos, orientando-os ideologicamente para a busca de um modo de vida consumista. Assim, nosso intuito é contribuir para o enriquecimento de uma discussão que pretende desvelar a essência da realidade social e evidenciar os mecanismos de dominação ideológica do capital.

O curso é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, bem como a todas e todos os interessados pelo estudo da temática.


PERÍODO: 05/05 a 21/07/2017 (sextas)
HORÁRIO: 15h30 às 18h
LOCAL: Auditório Valnir Chagas - (Faced/UFC)
CARGA HORÁRIA: 40 horas*
COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Eduardo F. Chagas (UFC/CNPq) e Prof. Dr. Hildemar              Rech (UFC)
ORGANIZAÇÃO: 
Me. Antonio Marcondes (GEM/UFC)
Ma. Artemis Martins        (GEM/UFC)
Me. Jarbas Vasconcelos (GEM/UFC)
Ma. Natália Ayres (GEM/UFC)
Esp. Edgley Almeida

INSCRIÇÕES:




2º. Pagamento da taxa no valor de R$ 5,00 (referente ao custeio do curso e emissão de certificação) como depósito identificado em conta corrente:

Banco do Brasil
Conta: 26732-5 Agência: 3653-6
Favorecido: Maria Socorro Gomes

(*) Para efeito de certificação os participantes devem cumprir, obrigatoriamente, o mínimo de 75% de frequência dos                     encontros.