segunda-feira, 30 de março de 2015

Histórico do Grupo de Estudos Marxistas - GEM/UFC

BREVE HISTÓRICO DO GEM - UFC
O GEM (Grupo de Estudos Marxistas) ligado institucionalmente a Universidade Federal do Ceará - UFC e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq) nasceu no ano de 2003 no Curso de Filosofia então localizado no Campus do Benfica na Avenida da Universidade.
Sob a coordenação do Prof. Dr. Eduardo Chagas, em 2010, o grupo integrou-se a Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED-UFC). De 2010 a 2013 o GEM funcionou nesses dois cursos, sendo o GEM – Filosofia e o GEAM (Grupo de Estudo Avançado Marxista) voltado para a leitura de O Capital e vinculado ao PPGEB da Faculdade de Educação (FACED – UFC).
Em 2014 o GEM resolveu unificar as suas atividades. No ano de 2014 o Grupo de Estudos Marxistas promoveu dois cursos de extensão: em 2014.1 com o tema “A Filosofia Política de Marx” e em 2014.2 na temática “A Dialética do Trabalho em Marx e no Marxismo”. Com grande acolhimento da comunidade acadêmica e do público interessado nas pesquisas em Marx, os dois cursos de extensão, projetaram o GEM a um novo patamar - reconhecido nacionalmente - de pesquisa e apoio à pesquisa em Marx e no marxismo.
Em 2015 o GEM promoveu o seu grupo de estudos com o tema “A Ética no Pensamento de Marx” e o III Curso de Extensão: o Ciclo de Debates sobre Direito e Violência. No ano de 2016 o GEM deu continuidade às suas atividades acadêmicas com o IV Curso de Extensão Marxismo, Estética e Literatura. Agora em 2017 os colaboradores do GEM já iniciaram o planejamento do V Curso de Extensão, que em breve será divulgado.

Atualmente, o Grupo conta com 25 pesquisadores cadastrados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq) e é formado por estudantes e professores das mais diversas áreas de pesquisa e atuação universitária.   Configurando-se, assim, como um grupo heterodoxo e de visões variadas acerca do pensamento de Marx, em particular, e do marxismo em geral.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário