II Encontro Nacional dos GT's Marx da ANPOF: Capital e Política no Pensamento de Marx e no Marxismo
RESUMOS APROVADOS
* Participantes com resumos
aprovados e que não efetuaram o pagamento
da inscrição, deverão fazê-lo até o dia 03/11/17 (enviar comprovante para o email: comprovante.gtmarx@gmail.com).
* Autores(as) que receberam parecer
com sugestões de correções, deverão reenviar o resumo até o dia 31/10/17.
* Prazo para o envio dos Trabalhos Completos,
referentes aos resumos aprovados: 13/11/17 (NOVO).
* Em breve, divulgaremos o dia e
o horário de realização de cada GT, que acontecerão nos dias 27 e 28/11/17.
* Para melhor organização, observando
as sugestões de GTs para cada trabalho, indicadas pelos avaliadores, alguns
trabalhos tiveram mudança de GT.
* Link das Instruções para o
trabalho completo:
http://grupodeestudosmarxistasgemufc.blogspot.com.br/2017/10/instrucoes-para-o-trabalho-completo.html
* Carta de Aceite: Caso algum(a) participante necessite, basta solicitar pelo email -
trabalhos.gtmarx@gmail.com.
* Carta de Aceite: Caso algum(a) participante necessite, basta solicitar pelo email -
trabalhos.gtmarx@gmail.com.
GT: O pensamento de Marx e marxismos
A
CLASSE COMO RELAÇÃO SOCIAL E HISTÓRICA EM MARX
|
José Pereira de Sousa Sobrinho
|
A
CRÍTICA À PROPRIEDADE PRIVADA COMO FUNDAMENTO DO MATERIALISMO HISTÓRICO NA
OBRA A IDEOLOGIA ALEMÃ, DE KARL MARX
|
Lara
França Rocha
|
CLASSES SOCIAIS, CONSCIÊNCIA DE CLASSE E EDUCAÇÃO POLÍTICA COMO PARTE DA ARGAMASSA IDEOLÓGICA DO PROLETARIADO E DA SUA ATIVIDADE REVOLUCIONÁRIA
|
Paula Emanuela Lima de Farias
Nericilda Bezerra da Rocha
|
CRÍTICA DE KARL MARX AO ACÚMULO DE RIQUEZAS NA ECONOMIA CAPITALISTA
|
Erick Renan da Costa de Barros
|
DAVID HARVEY E SEU RETROCESSO À IDEOLOGIA NO SEU LIVRO “17 CONTRADIÇÕES E O FIM DO CAPITALISMO”
|
Nahyara Estevam Marinho
Fernando Lucas Bralo
|
EVGUIÉNI PACHUKANIS DEPOIS DE KARL MARX: A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DA FORMA DIREITO
|
David Albuquerque de Oliveira
|
MARX E DEBORD – DA REIFICAÇÃO DO HOMEM À CONSUMAÇÃO DO ESPETÁCULO
|
Inácio José de Araújo da Costa
|
MARXISMO E BUDISMO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
|
Antonio Francisco Guerra Pereira
|
PRECEDENTES DO PENSAMENTO DE MARX A PARTIR DE FEUERBACH
| João Robson Cabral |
PRODUÇÃO, AUTOMAÇÃO E TERCIARIZAÇÃO NO CAPITALISMO TARDIO SEGUNDO HERBERT MARCUSE
|
John Karley de Sousa Aquino
|
GT: Pensamento social e político
A
ALIENAÇÃO DO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE EM KARL MARX: UMA INVESTIGAÇÃO
FENOMENOLÓGICA NA OBRA “MANUSCRITOS
ECONÔMICO -FILOSÓFICOS”
|
Kátia Gardênia da Silva Coelho
Edilson
Martins Rodrigues Neto
|
CRIMINOLOGIA
CRÍTICA E DIREITOS HUMANOS: O MARXISMO NO PENSAMENTO JURÍDICO CONTRA A
CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA
|
Paulo Sérgio Gomes Soares
|
LIMITES
E POSSIBILIDADES DO DIREITO COMO VIA EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DO PENSAMENTO
MARXISTA
|
José Ricardo Cunha
|
LUTA
DE CLASSES E SOCIEDADE: UMA ANALISE DAS DESIGUALDADES SOCIAIS À LUZ DO
MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
|
Maria Ingredy Barbosa do Nascimento
|
O
DILEMA DA QUESTÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA TEORIA DA ALIENAÇÃO E DA IDEOLOGIA EM
MARX
|
Paulo Nicholas Mesquita Lobo
|
PODER
E BIOPOLÍTICA: VIDA NUA (MERA VIDA) DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
|
Raquel Vasconcelos
|
SENTIMENTO
DE CULPA E A PERMANENCIA DA ORDEM BURGUESA: UMA LEITURA FREUDMARXISTA DE
MARCUSE
|
Djibril Ernesto Pereira
|
SERVIÇO
SOCIAL E A HEGEMONIA DE UM PROJETO ÉTICO POLÍTICO COM BASE MARXISTA: OS
DESAFIOS ENCONTRADOS NA CONJUNTURA NEOCONSERVADORA
|
Maria
Lucilma Freitas de Sousa
|
GT: Filosofia política e pensamento filosófico
A
FUNÇÃO REVOLUCIONÁRIA DA MULHER FRENTE A SOCIEDADE INDUSTRIAL AVANÇADA EM
HERBERT MARCUSE
|
Mikaelly
da Costa Jucá
|
A
POLÍTICA EM BUSCA DE LEGITIMIDADE E AFIRMAÇÃO DO HOMEM NO ESPAÇO PÚBLICO
|
Roberto Ribeiro da Silva
|
ASPECTOS
DA LEITURA FENOMENOLÓGICA DE MARX POR MICHEL HENRY
|
José Luiz Furtado
|
DIALÉTICA
DA NATUREZA EM MARX: DIÁLOGO COM A CRÍTICA DO ECOSSOSSIALISMO À DEGRADAÇÃO
AMBIENTAL
|
Albertino Servulo
Eduardo
F. Chagas
|
É
POSSÍVEL UMA POSITIVIDADE DA POLÍTICA EM MARX?
|
Fernando Farias Ferreira Riça
|
EXPOSIÇÃO
DA CRÍTICA DE MARX À HEGEL A PARTIR DA ANÁLISE DE ERIC WEIL
|
Rubens Pereira Cruz
|
O
PROGRESSO TECNOLÓGICO COMO PRESSUPOSTO PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E
COMPORTAMENTO UNIDIMENSIONAL EM MARCUSE
|
Francisco de Assis Sobrinho
|
GT: Capitalismo e o Capital no Século XXI
A
SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO DOMICILIAR COMO MECANISMO DE
SUSTENTAÇÃO
DA INDÚSTRIA TÊXTIL DE REDES DE DORMIR NO
MUNICÍPIO
DE JAGUARUANA – CEARÁ
|
Francisco Antonio da Silva
Antônio Marcos Rocha de Carvalho
|
DE
KARL MARX À DAVID HARVEY: A PRIVATIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO BAIXO
JAGUARIBE NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DO CAPITAL
|
Alan Robson da Silva
Nonato
Lucas Freitas Barbosa
|
ESTADO,
CAPITAL E FORMA POLÍTICA NA “NOVA REPÚBLICA” BRASILEIRA
|
Wécio Pinheiro Araújo
|
EXPANSÃO
DO CAPITAL NO CAMPO: EXPROPRIAÇÃO E DESESTRUTURAÇÃO DA SOCIABILIDADE
CAMPONESA
|
Lúcia Helena de Brito
Maria
Ribeiro de Assis
|
INDIGNAÇÃO:
AFETO DA REVOLUÇÃO OU DA BARBÁRIE NA SOCIEDADE UNIDIMENSIONAL?
|
Neiara
Parente de Araújo
|
O
PROJETO DA CIDADE GLOBAL E A CONSTITUIÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE URBANA
|
Fábio
Carneiro Rodrigues
|
GT: Política e Gestão Educacional
A
IDEIA DE FORMAÇÃO CIDADÃ PRESENTE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
|
Meirelene Linhares Lima
Raimundo
Jucier Sousa de Assis
|
CRÍTICA
MARXISTA À CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO TEMER
|
Paulo Érico Pontes Cardoso
Antonia Rozimar Machado e Rocha
Raquel Dias Araújo
|
O
PRONATEC BRASIL SEM MISÉRIA COMO ESTRATÉGIA DE SUPERAÇÃO DA POBREZA E DA
EXTREMA POBREZA: UM ESTUDO REALIZADO EM FORTALEZA-CE
|
Aline de Araújo Martins
Mônica Duarte Cavaignac
|
OS
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA CONTRARREFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA
CONTRARREFORMA DO ESTADO: A PRIVATIZAÇÃO EM MARCHA
|
Agercicleiton Coelho Guerra
Marcela Figueira Ferreira
Samara Mayra Benício Rodrigues
|
GT: Arte, cultura e estética no marxismo
ANÁLISE
DOS ELEMENTOS DESCRITIVOS DO LIVRO 1984 A PARTIR DO PENSAMENTO DE GYÖRGY
LUKÁCS
|
Leonardo Coutinho
|
IMAGENS
DO TRABALHO: O PENSAMENTO MARXISTA NA MONTAGEM DIALÉTICA DO CINEMA DE HARUN
FAROCKI
|
Lucas
Oliveira de Lacerda
|
O
IMPÉRIO DO DINHEIRO: A MERCANTILIZAÇÃO E A CONDIÇÃO HUMANA EM CONTOS DE
MARGARIDA SABOIA DE CARVALHO
|
Charles
Ribeiro Pinheiro
|
O MITO
DA LIBERDADE ARTÍSTICA E A HOSTILIDADE DO CAPITAL À ARTE
|
Bruno Daniel Capriles Bianchi
|
GT: Trabalho, Educação e Formação Humana
A
CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PENSAMENTO CRÍTICO NO TRABALHO DOCENTE
|
Hermenegildo
de Oliveira Araújo
|
A
DIVISÃO ENTRE TRABALHO MANUAL E INTELECTUAL E A ALIENAÇÃO OU FETICHIZAÇÃO DA
EDUCAÇÃO, DA CIÊNCIA E DO SABER
|
Péricles
Ariza
|
A
EMPATIA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
|
Wadlia Araújo Tavares
|
A
FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ENTRE O “APRENDER A APRENDER” E A
PROPOSTA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
|
Anderson
dos Anjos Pereira Pena
|
A
FORMAÇÃO INTEGRAL EM MARX E BAKUNIN: UM ESTUDO SOBRE AS PERSPECTIVAS
EDUCACIONAIS DAS TENDÊNCIAS SOCIALISTAS
|
Rebeca Souza Pita
Máspoli Igor Fontenele de Carvalho
Justino
de Sousa Junior
|
CONSELHOS
MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UM ENSAIO ACERCA DA ÉDGE MARXISTA
|
Mara Rubia Aparecida da Silva
|
CULTURA
DE PAZ E FORMAÇÃO HUMANA: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE
NA ORDEM NEOLIBERAL
|
Maria Artemis Ribeiro Martins
|
EDUCAÇÃO
DO CORPO ENQUANTO FORMAÇÃO HUMANA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
|
Fernanda Aparecida da Silva
Vilson Aparecido da Mata
|
EDUCAÇÃO
E VIOLÊNCIA EM ZIZEK
|
Débora Klippel Fofano
|
EM
TORNO DO TEMPO LIVRE: A RELATIVA AUTONOMIA COMO MEDIAÇÃO A UMA EMANCIPAÇÃO
SOCIALMENTE HUMANA
|
Cláudio
Anselmo de Souza Mendonça
|
ENSINO
DO ESTADO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COMO
DIMENSÃO VINCULADA A FORMAÇÃO HUMANA
|
Rosalho da Costa Silva
Francisco Ernande Arcanjo Silva
|
FORMAÇÃO
CULTURAL E SUBJETIVIDADE NO PENSAMENTO DE ADORNO
|
Ermínio de Sousa Nascimento
Eduardo
Chagas
|
FORMAÇÃO DO EDUCADOR A PARTIR DE SAVIANI E KOSIK
|
Gessica Paulino
Vilson Aparecido da Mata |
FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
|
Flávia do Rosário Siqueira
Vilson Aparecido da Mata
|
FORMAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO FÍSICA: A QUESTÃO DA DIDÁTICA NA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
|
Ana Luiza Borges de Macedo
Vilson Aparecido da Mata
|
FORMAÇÃO HUMANA, PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: RELAÇÕES POSSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA
|
Letícia Fiorese
Vilson Aparecido da Mata
|
O COMPLEXO SOCIAL DA EDUCAÇÃO UM ESTUDO INTRODUTÓRIO À LUZ DA ONTOLOGIA ONTO-MARXIANA
|
Aline Laureano Machado
Mikaely Moniky Soares Bezerra
|
REPRODUÇÃO SOCIAL E PARTICULARIDADE FORMAL ESCOLAR: QUESTÕES DE PRINCÍPIO ACERCA DA DEPENDÊNCIA ONTOLÓGICA E AUTONOMIA RELATIVA
|
Bruno Alysson Soares Rodrigues
Maria Cléa Ferreira Monteiro
|
TRABALHO E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO MEDIADA PELO SISTEMA CAPITALISTA
|
Lydyane Maria Pinheiro de Lima
Sirneto Vicente da Silva |
GT: História, política e revolução
NOTAS CRÍTICAS À COMPREENSÃO DE LÊNIN
SOBRE O ESTADO: REVISITANDO O ESTADO E A REVOLUÇÃO
|
Paulo Henrique Furtado de Araujo
|
OS CATALISADORES E SUAS FORMAS DE
RESISTÊNCIA E LUTA NA TEORIA CRÍTICA DE HERBERT MARCUSE
|
Renê Ivo da Silva Lima
|
RESGATE HISTÓRICO DO DUALISMO
EDUCACIONAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS BRASILEIRAS
|
Iziane Silvestre Nobre
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário